A Casa do Alpendre de Montesinho está totalmente equipada de modo a que quem a procure se sinta como estando na sua própria casa. Pretende ser um espaço acolhedor, um refúgio para quem quer desfrutar de momentos de tranquilidade e de puro contacto com a natureza, nomeadamente aproveitando o serviço de aluguer de bicicletas que tem ao dispor de quem a visita.

Para além dos passeios de bicicleta, os hóspedes têm a possibilidade de desfrutar de magníficos passeios a pé, maravilhando-se com a riqueza da fauna e flora da região. Juntando a isto a riqueza gastronómica transmontana, fará certamente com que quem nos visita, fique com vontade de regressar.

A casa do Alpendre de Montesinho, é composta por rés-do-chão e primeiro andar. No rés-do-chão tem uma ampla cozinha e sala comum com recuperador de calor a lenha, um quarto de casal com wc onde se salvaguardam as condições de acesso a pessoas com mobilidade condicionada, um wc de serviço, um espaço exterior com barbecue.

O 1º andar é composto por quatro quartos de casal, todos com wc privativo. Dois dos quartos têm acesso direto ao exterior através do magnífico alpendre da casa.